NOVO BLOG DA MUSICANTO


blogmusicanto.blogspot.com

Oficina de Harmonização Vocal

Oficina de Harmonização Vocal COM EVERTON LOUVIZE
DIA E HORÁRO: Sábado, 25 de JULHO, de 2009, de 9:30 as 12:30 hrs.

ENTREGA DE CERTIFICADO

SAIBA MAIS SOBRE EVERTON

Everton Louvize é músico, cantor e arranjador. Graduando da Faculdade de MPB pela UniRIO, com especialização em arranjo, Everton compõe o SEXTETO Louvize, Grupo vocal acapella que trabalha com elementos do jazz e da MPB, e possui uma década de existência. Formado em 1999, com o intuito de realizar uma apresentação para os familiares, o conjunto – que é composto por primos e irmãos – adquiriu experiência ao longo do tempo, algo que resultou no lançamento, no ano passado, do primeiro trabalho, intitulado “Cristo, O Redentor”. A produção destacou-se e foi indicada ao Troféu Talento nas categorias “Álbum Alternativo” e “Grupo Vocal”.



MUSICANTO ACADEMIA DE ARTES 26213834 30212607 WWW.MUSICANTOARTES.COM.BR

OFICINA DE REARMONIZAÇÃO INSTRUMENTAL

25 DE JULHO DE 2009
O MÚSICO E PROFESSOR ROBSON VERÍSSIMO MINISTRARÁ A OFICINA DE REARMONIZAÇÃO EM JULHO NA MUSICANTO. CONHEÇA MAIS SOBRE ELE:

Guitarrista e violonista, Robson Veríssimo é formado pelo Centro Ian Guest de Aperfeiçoamento Musical, onde concluiu os Cursos de Harmonia Funcional, Improvisação e Arranjo, com grandes músicos como Ian Guest, Billy Teixeira, Alexandre Carvalho e outros. No Art&Voz – Centro Integrado de artes e cultura, concluiu os Cursos de Percepção Musical e Pedagogia do Canto.

Estudou guitarra com Alberto T.C. (UNICAMP), Dino Rangel (guitarrista profissional) e João Castilho (guitarrista profissional).

Participou de importantes Workshops de Guitarra com Mike Stern, Fernando Caneca, Sérgio Benevenuto e outros;

Como músico, gravou com nomes respeitáveis no cenário

musical como Paulo Calazans e Torcuato Mariano. Ao lado do grupo instrumental Dialeto Brasileiro venceu a etapa carioca do Concurso Nacional de Instrumentistas, ligado à XI Edição do Cascavel Jazz Festival (2003). Com o grupo, realizou shows e workshops por todo o país.


É diretor, coordenador e professor da Musicanto - Academia de Artes.


ROBSON VERÍSSIMO

MUSICANTO 26213834 30212607

OFICINA DE INTERPRETAÇÃO VOCAL COM VÍVIAN VERÍSSIMO E CÁSSIA SANTOS

Em julho , no dia 11, Cássia Santos e Vívian Veríssimo ministrarão a Oficina de Interpretação vocal e expressão corporal.

VALOR DO INVESTIMENTO: APENAS: R$ 25,00

CONHEÇA UM POUCO SOBRE ELAS:


Cássia Santos

Bailarina e professora, Cássia Santos estudou Balé Clássico, Dança Contemporânea, Consciência corporal, Anatomia, Historia da Dança e Historia da arte na UniverCidade.

Participou de vários congressos na área, e montou um curso específico para a dança moderna e contemporânea, lecionando o mesmo por 4 anos.Foi professora de Expressão corporal para cantores no Curso ESCOLA DE CANTORES, em 2008, na Musicanto Academia de artes.Participou como bailarina do RECITAL a Explosão da Música popular no Teatro Sesc.
Desde 2003 inclinou - se a constantes pesquisas na área da Dança Moderna, estudando os TEÓRICOS da área e as ESCOLAS Americanas. Esta pesquisa abordou:

Domínio das técnicas modernas – Laban, Martha Graham, François Delsarte com relação entre voz, gesto e emoção interior;Isadora Duncan;

Composição coreográfica;História da dança moderna;História da Arte;Historia da dança: Do Primitivo ao Moderno.

Atualmente, Cássia cursa o 3º período de pedagogia pela Universidade Estácio de Sá, em Niterói, e está envolvida no projeto de uma Companhia de Bailarinos de balé moderno com Lorendine dos Santos.





Vívian é professora de canto popular, cantora... continue lendo em MEU PERFIL( ao lado).

Fadiga vocal é o principal problema que atinge os profissionais da voz


Como tudo no corpo humano, os órgãos formadores da voz podem ter problemas, como fadiga vocal, rouquidão e fonotraumas, provocando tanto alterações momentâneas quanto a perda da qualidade vocal. A causa principal é o uso inadequado da voz. Para evitar que isso ocorra, é importante que profissionais se orientem com otorrinolaringologista especializado no assunto.por Reinaldo Kazuo Yazaki*
A voz se forma na laringe, órgão tubular localizado no pescoço, pela vibração das duas cordas vocais quando o ar que sai dos pulmões em direção à boca passa por elas. Mas, da laringe até sair pela boca, a voz sofre influência de todos os locais por onde passa, como faringe, cavidades nasais, seios paranasais e a cavidade bucal. Os órgãos formadores da voz, claro, podem enfrentar problemas, causando alterações momentâneas ou perda definitiva de sua qualidade. Em pessoas comuns, tais alterações em geral não têm grandes consequências. Mas em profissionais da voz às vezes podem determinar até o fim de uma carreira.

O primeiro problema mais comum em profissionais é a fadiga vocal. A causa básica é o uso inadequado da voz. Caracteriza-se o uso vocal inadequado quando um profissional usa a voz por muito mais tempo do que sua laringe aguenta ou se utiliza de má técnica. A fadiga pode manifestar-se em alguns minutos ou após um longo período de utilização de uma técnica vocal errada.

O segundo problema mais comum de voz em profissionais é a rouquidão. A causa mais frequente são resfriados e gripes. Mas pode haver rouquidão também por uso inadequado, excessivo e/ou abusivo da voz e até pelo retorno de líquidos do estômago à faringe ao dormir, doença conhecida como síndrome faringo-laríngea do refluxo.

Rouquidão por mais de 15 dias, porém, pode ser sintoma de lesões pré-cancerosas ou do câncer de laringe. O câncer é mais frequente em indivíduos com idade acima de 40 anos, em especial tabagistas que consomem bebidas alcoólicas. Está mais suscetível quem tem casos de câncer de cabeça e pescoço, útero, intestino grosso, bexiga e outros na família.

O terceiro problema de voz mais comum em profissionais é o fonotrauma, ou seja, traumatismo que ocorre entre as pregas vocais. A causa também é a utilização inadequada, abusiva e/ou excessiva.

Mas é preciso destacar que o tecido vibrátil - cobertura das cordas vocais - pode ser de dois tipos considerados normais: um idealisticamente normal e outro com variações da anatomia. Indivíduos com variações da anatomia na cobertura podem estar mais propensos a ter problemas mais precocemente ao usar a voz de modo inadequado, abusivo e/ou excessivo. Hoje, ao iniciar a carreira, os profissionais da voz podem consultar um otorrinolaringologista e fazer exame das cordas vocais - o mais indicado é a estroboscopia - para saber se estão mais suscetíveis a problemas. Assim, ao primeiro sintoma, eles se corrigem e evitam a piora do quadro, que poderia afastá-los das atividades. Podem precisar também aperfeiçoar sua técnica com fonoaudiólogo.

Felizmente, é possível evitar problemas com algumas atitudes. Se você inicia a carreira, consulte um otorrinolaringologista e faça avaliação de suas condições vocais. Também deve realizar avaliações periódicas ao longo da carreira. No dia-a-dia, de outro lado, hidratese bem, ou seja, tome água em temperatura ambiente durante apresentações e gravações. Pratique atividades físicas. Evite consumir refrigerantes e bebidas ácidas. Alimente-se de maneira saúdavel. E, ao menor sintoma de problema, consulte o otorrinolaringologista. Só ele é capaz de fazer uma avaliação por estroboscopia e indicar o tratamento correto.

* Reinaldo Kazuo Yazaki, médico otorrinolaringologista na capital paulista com atuação na área da voz, é mestre em Otorrinolaringologia pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e atua no Hospital Israelita Albert Einstein e no Hospital Alemão Oswaldo Cruz. E-mail: reinaldoyazaki@ yahoo.com. Blog: www.reinaldoyazaki.blogspot.com

REPORTAGEM DA REVISTA CARAS MAIO/2009

Por que ocorre a rouquidão? Por que a voz fica rouca?



Teoricamente, há dois tipos de laringes normais: (1) a laringe idealisticamente normal e, (2) a laringe com pequenas variações anatômicas denominadas alterações estruturais mínimas.
Muitos médicos têm a concepção ERRADA de que estas alterações estruturais mínimas ou variantes da anatomia são anomalias ou lesões ou malformações, mas tal idéia está incorreta, pois ESTAS SÃO pequenos desvios da formação da cobertura vocal que não costumam limitar de grande monta a fonação, até porque não temos casos de rouquidão desde o primeiro choro que alguém tenha diagnosticado como tal. AS ANOMALIAS, PELO CONTRÁRIO, COSTUMAM DETERIORAR A VOZ DE GRANDE IMPACTO, PREJUDICANDO CERTAMENTE A FUNÇÃO FONATÓRIA. Então, as alterações estruturais mínimas não são anomalias, não são lesões e, portanto, não devem ser tratadas ou cunhadas como doença ou deficiência ou causadoras de incapacitação. Cremos que sua frequência na população esteja em 30% da população vocalmente ativa e sem queixas de voz. De qualquer forma, também não é porque um indivíduo tem um órgão idealisticamente "perfeito", se é que isso existe, que não está sujeito à descompensações de sua voz.
Então, porque a voz fica rouca na maioria das vezes durante o uso vocal?
O que precisa ficar claro para a população é que tanto a laringe idealisticamente normal quanto a laringe com alteração estrutural mínima podem descompensar com rouquidão, quando SUBMETIDAS A USO INCORRETO, OU A USO ABUSIVO OU A MAUS-TRATOS VOCAIS.

DR.DR. REINALDO YAZAKI..... Consultório 1: SÃO PAULO: Rua Domingos de Morais, Vila Clementino, a 2 quadras do Shopping Metrô Santa Cruz. Tel:3534-5419 // Consultório 2: SÃO CAETANO DO SUL: Próximo à Avenida Goiás, tel: 4229-8854. Email: reinaldoyazaki@yahoo.com

Antiga entrevista com Ana Kfouri ( Chat da globo.com)


Instantes com Ana Kfouri , professora de expressão corporal do FAMA desde a primeira edição do programa. Sua missão é mostrar aos alunos que o corpo é um grande instrumento de expressão artística. Enviem suas perguntas!



mika:Ana, como surgiu a idéia de criar o Centro de Estudo Artístico Experimental? O projeto deu certo mesmo, não é?

Ana: o projeto deu muito certo e já tem 4 anos. Surgiu da minha vida profissional, porque eu faço teatro de pesquisa, teatro experimental. Sempre tive vontade de lançar um projeto que incentivasse o teatro experimental. Então, surgiu para isso: para a investigação artística. É a arte bem próximo do dia-a-dia das pessoas.



Originalmente você é atriz? Como surgiu o interesse pela expressão corporal?

Ana: Comecei com dança. Essa formação me foi muito importante. Quando comecei fazer teatro, levei meu trabalho de corpo pro teatro. Aí me transformei em diretora, adoro dirigir. Tenho duas companhias de teatro. Estamos encenando, em 'Preguiça', Os Sete Pecados Capitais.

Acompanho seu trabalho há muito tempo e percebo que além da parte prática, você se preocupa com o embasamento teórico de suas atividades. Estou certa?


Ana: Acredito nos dois. A teoria e a prática acabam sempre juntas.

É muito diferente dar aulas de expressão corporal para atores e cantores?

Ana: é diferente e é muito interessante isso. Estou desenvolvendo uma técnica há alguns anos para atores. É uma técnica que tem muita mobilidade. Eu coordeno um curso para cantores. Busco os conscientizar da importância da cena. Eles não devem ficar preocupados apenas com a voz, isso os atores já têm muito. Por isso são bem diferentes. Mas estou aprendendo muito.



aninha: que você considera imprescindível saber para nos darmos bem num palco?

Ana:que pergunta difícil... Primeiro tem que ter muita coragem porque não é fácil estar no palco. O mais bacana tbém é ter a coragem de errar. Nunca ache que você está pronto. A gente sempre aprende alguma coisa.

Já teve algum aluno que você achou que nunca aprenderia? Oq é mais difícil passar para um aluno?

Ana:tem coisa que não se ensina, que é o tempo da pessoa, a vivência... Desculpa, mas é isso. Cada um descobre seus próprios limites.


virginia: Você procura dar umas idéias gerais para os cantores de como eles devem se comportar ou privilegia a personalidade de cada um?

Ana; na verdade, eu dou essas referências e cada um faz do seu jeito. São as duas coisas ao mesmo tempo.


cazuza_forever:se você pudesse dar algumas dicas rápidas para cantores iniciantes, que ainda se sentem inseguros no palco, quais seriam elas?

Ana:trabalhe mais a presença cênica, o corpo, a insegurança no palco, estude muito tbém.

jerusa:Você já teve algum caso de alguém que não parecia levar jeito, mas que se revelou e melhorou muito?

Ana:sim;É essa coisa do elemento humano.

Gosto de cantar mas quando canto sinto que interpreto mais do que canto. Qual deve ser a preocupação maior ?
Ana: não existe isso de preocupação maior. Você tem que saber o que está fazendo. O artista tem que lidar com o que a música pede, o cenário. É um jogo. Não tem fórmula.

Oficinas Express


Só pra lembrar a vocês as Oficinas que a Musicanto promoverá em JULHO. São imperdíveis!!
Acesse o site pata ter informações detalhadas sobre o evento:
www.musicantoartes.com.br

A Voz do Profissional


Autor : Ana Celeste Ferreira Publicado em: abril 14, 2007

por Luana_Jardim


Tal como as impressões digitais, também a voz é algo de característico e único em cada ser humano. A nossa voz apresenta-nos perante o outro: ela varia de acordo com o sexo, a idade, a profissão, a personalidade, o estado emocional e a intenção comunicativa com a qual é utilizada. É através da nossa voz que expressamos sentimentos, emoções, ideias e pensamentos. Ela mostra quem somos. A voz é uma forma completa e especificamente organizada de actividade consciente, possuindo não só a função de comunicação, mas também a de abstracção da realidade e de organização da actividade mental, regulando o comportamento, reorganizando a percepção, introduzindo o homem no mundo simbólico como elemento activo. Conseguimos comunicar com os outros utilizando apenas a voz, como por exemplo numa conversa telefónica, e somos perfeitamente compreendidos. Se usufruir de uma voz agradável, trabalhada, bem colocada e projectada é desejo de qualquer pessoa, para aqueles que trabalham diariamente utilizando a sua voz o treino vocal torna-se uma necessidade criada pela profissão; para estes é aconselhada a formação em Técnica Vocal, no sentido de dar resposta às dificuldades encontradas no desempenho da sua profissão. Na maior parte dos casos, o profissional da voz tem pouca consciência de que possui um instrumento de trabalho valioso e frágil, ao qual dirige pouca ou nenhuma atenção e fracos cuidados. O chamado Profissional da Voz é qualquer indivíduo que utiliza a voz como instrumento de trabalho, ou seja, que depende da voz para exercer a sua profissão. Assim, são profissionais da voz os cantores (a solo ou em coro), os actores, os professores, os formadores, os locutores de Rádio e Televisão, os animadores sociais, os intérpretes de conferência, os advogados e juízes, os operadores telefónicos, os políticos e oradores, os vendedores e promotores, os guias turísticos, entre outros. Para um profissional da voz, o aparelho fonador é o seu instrumento de trabalho mais precioso, já que é ele que o permite exercer diariamente a sua função. Sem a voz, cerca de 50% dos portugueses não teriam como trabalhar. É do domínio público que existe um acentuado número de profissionais desta natureza que sofrem problemas relacionados com a voz, resultantes da sua incorrecta e abusiva utilização, nomeadamente a nível de má colocação e má respiração. Se acrescentarmos a isto o pouco ou nenhum conhecimento em relação ao aparelho fonador e ao seu funcionamento, as repercussões na saúde do profissional só podem ser desastrosas. Neste contexto, as aulas de Técnica Vocal são especialmente aconselhadas aos profissionais da voz, pois providenciam a aquisição prática da técnica para prevenir os distúrbios vocais, possibilitam a manutenção dessas práticas correctas, e contribuem também para o tratamento da maioria dos distúrbios e disfonias. A aquisição da técnica para o correcto uso da voz passa então a ser, para estes profissionais, uma questão de sobrevivência de carreira.

Mais sobre cuidados com a voz


Cuidados com a Voz - Saude e Higiene por Autor : Ana Celeste Ferreira
por Luana_Jardim

Apresentamos uma listagem dos cuidados de saúde e higiene vocais a seguir por qualquer Profissional de Voz, no sentido de evitar disfonias (alterações vocais com origem orgânica e/ou funcional) ou de contribuir para o seu tratamento. Uma voz saudável significará sempre uma voz agradável, flexível e fácil de utilizar. Em caso de quaisquer sintomas ou dificuldades a nível vocal, deve ser procurado um Otorrinolaringologista e um orientador de Técnica Vocal. Permitido! - Manter uma postura correcta enquanto se trabalha com a voz: corpo erecto com correcto alinhamento do eixo cabeça-pescoço-costas, mas relaxado. - Aquecer e desaquecer a voz antes e depois dos esforços vocais, através dos exercícios aprendidos nas sessões de Técnica Vocal. - Manter o aparelho fonador hidratado, bebendo uma média de 2 litros de água por dia, de preferência à temperatura ambiente. - Praticar uma alimentação saudável, rica em alimentos leves e de fácil digestão (frutas, legumes, vegetais, peixe, frango). - Ingerir citrinos ou o sumo destas frutas, que auxiliam a absorção do excesso de secreções, e maçã, que tem propriedades adstringentes. - Dormir 8 horas por noite e repousar nos períodos de maior trabalho vocal. - Fazer repouso vocal após o uso intensivo da voz. - Relaxar e trabalhar o controlo emocional, através de Técnica Alexander, Yoga, Tai-Chi, etc. - Praticar exercício físico regularmente, como natação, ciclismo, aeróbica, etc. (respiração e alongamento dos músculos). - Sempre que possível, respirar pelo nariz, principalmente no exterior. - Aprender a ouvir a própria qualidade vocal, para reconhecer o esforço vocal e as tensões desnecessárias e conseguir assim evitá-las. - Em caso de sintomas ou dificuldades a nível vocal, consultar um Otorrinolaringologista ou um orientador de Técnica Vocal. A Evitar! - Evitar festas ruidosas e lugares barulhentos, antes e depois do esforço vocal, já que obrigam à competição sonora entre a voz e o ruído. - Evitar a permanência em ambientes refrigerados ou aquecidos por ar condicionado, já que este retira a humidade do ar. - Evitar ambientes com poeiras, mofo ou cheiros fortes e irritantes. - Evitar tossir ou pigarrear, já que favorecem o atrito nas cordas vocais; optar por engolir saliva ou beber água para afastar o incómodo. - Evitar alimentos pesados, muito condimentados ou gordurosos antes de deitar, para evitar o refluxo gastroesofágico. - Evitar também estes alimentos antes do esforço vocal. - Moderar o consumo de café, chá preto e bebidas com gás, entre outras bebidas irritantes. - Evitar o consumo de leite e derivados antes de intensa actividade vocal, pois aumentam a secreção de muco no tracto vocal. - Evitar usar muito a voz após ingestão de grandes quantidades de aspirina, calmantes ou diuréticos, que ressecam a mucosa. - Evitar as roupas apertadas junto ao pescoço e cintura (golas altas, cintos apertados, calças ou saias muito justas) e sapatos de salto muito alto. - Evitar falar enquanto se faz exercício físico. - Evitar esforços vocais durante o período pré-menstrual, já que as alterações hormonais facilitam o desenvolvimento de disfonias. Proibido! - Evitar o cigarro, grande inimigo de quem trabalha com a voz. - Nunca fazer esforço vocal ou cantar quando não se apresentam boas condições de saúde, principalmente estados gripais ou crises alérgicas. - Nunca expor o aparelho fonador a choques térmicos, como mudanças bruscas da temperatura do ar e alimentos ou bebidas geladas ou muito quentes. - Evitar locais poluídos com fumo, seja ele originado por tabaco, fogueiras, escapes de automóveis, etc. - Não utilizar o álcool ou qualquer outro tipo de drogas como desinibidores, pois ressecam e anestesiam a garganta, possibilitando abusos vocais. - Evitar gritar, falar muito alto ou sussurrar, já que submetem as cordas vocais a um esforço exagerado e atrito. - Evitar entrar nas reservas de ar durante o uso da voz falada. - Não trabalhar a voz ou ensaiar por mais de uma hora sem descanso. - Nunca tomar medicamentos por conta própria; o uso de pastilhas, sprays ou anestésicos sem orientação médica pode agravar os sintomas e ter graves consequências a longo prazo; por outro lado, o mesmo medicamento resulta de forma diferente em organismos diferentes. - Evitar também o recurso a chás e infusões de efeito desconhecido, pois nem sempre resolvem o problema e podem acabar por irritar ou ressecar as mucosas.


Bibliografia
Cuidados com a Voz - Saude e Higiene Vocais por Ana Celeste Ferreira 2007

O que é Voz?



Extrádo do site Saúde Vocal www.saudevocal.com.br


A voz humana é uma característica intrínseca da espécie. Seu desenvolvimento acompanha o próprio desenvolvimento do ser humano, variando de acordo com a idade, aspectos biológicos, psicológicos e sociais, e por isso, a voz pode ser considerada um fator de identidade individual e uma importante ferramenta da Comunicação.


Primeiramente, as estruturas relacionadas à produção da voz foram designadas para realizar as funções de Respiração e Digestão.

Tais estruturas se relacionam à mastigação, deglutição (ato de engolir) e a respiração.


E que estruturas são essas?

Essas estruturas, que juntas formam o Trato Vocal, são: faringe, laringe, cavidade nasal e cavidade oral (boca, língua, bochechas e dentes).

O trato vocal é um tubo flexível limitado entre as Pregas Vocais, conhecidas comumente por Cordas Vocais, até os lábios e as narinas.

No trato vocal ocorre a passagem de ar em alta velocidade, advindo dos pulmões, através da respiração, criando uma pressão negativa entre suas paredes, o que gera a aproximação de estruturas flexíveis entre si, as pregas vocais, que entram em vibração, resultando numa onda sonora - a Voz.

Esse som inicialmente produzido pelas pregas vocais é bastante simples, no entanto, é constantemente modificado pelo sistema de ressonância do trato vocal e pelas estruturas que o compõem e estão envolvidas na articulação das palavras.

Psicodinâmica Vocal



Como você usa sua voz?
Qual é a característica marcante da sua voz?

Tais perguntas não são tão incomuns, pois quem nunca já reconheceu outra pessoa pela voz, ou até mesmo comentou que a voz de um colega parecia trêmula, o que era estranho, por se tratar de alguém cuja voz é forte.

Esse pensamento inicial leva para um assunto chamado Psicodinâmica Vocal.

A Psicodinâmica vocal é o padrão de voz de uma pessoa num determinado momento, ou, a característica predominante de sua voz, é o seu perfil de voz.

O padrão de voz é aquele que remete ao seguinte pensamento:
"Ouça esta voz, não parece que a pessoa está cansada?" "A voz daquela senhora me transmite calma, já a de sua irmã, me deixa agitado!"

Conceitualmente, a Psicodinâmica Vocal é a leitura da voz e do seu efeito sobre os ouvintes, que identificam algumas características da qualidade vocal, nem sempre conhecidas por aquele que produz a voz, cujo perfil vocal, em geral, é condicionado por vivências pessoais.

Pense agora, como é sua voz?
Alta, baixa, chorosa, chata, confiante, comum...

Quando sua voz fica diferente?
Quando tenso, alegre, cansado...

O que ela transmite:
Fragilidade, descontrole, alegria, animação, arrogância...

Extrádo do site Saúde Vocal www.saudevocal.com.br